A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, esteve reunida com a diretoria da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, nesta quinta-feira, (12), para tratar sobre o enfrentamento ao novo coronavírus Covid-19 e o planejamento de leitos de retaguarda no Estado.
Considerando que já existem casos confirmados no RS, a secretária orientou que seja feita uma nova pesquisa sobre a viabilidade de novos leitos na rede hospitalar contratualizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o Plano de Contingência, elaborado pelo Centro de Operações de Emergência (COE), a organização prevista para os atendimentos hospitalares segue do nível 1 ao nível 4, conforme o número de casos e a gravidade dos quadros clínicos.
O plano de contingência prevê, ainda, outras ações a serem desencadeadas, conforme os registros de casos confirmados e/ou letalidade da doença. Nessas situações, são estabelecidos meios para a disponibilidade de leitos de enfermaria e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em hospitais de referência e de retaguarda.
Participaram da reunião, o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, o superintendente da Federação das Santas Casas, Jairo Tessari, o diretor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Ricardo Englert, o vice-presidente do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Luciney Boher, a diretora do Hospital de Sapiranga, Helita Hermann e o Diretor da Rede Divina Providência, José Clovis Soares.
Fonte: https://saude.rs.gov.br/planejamento-de-leitos-de-retaguarda-a-casos-de-covid-19-e-tema-de-reuniao