Após definir que 19 das 21 regiões do Estado estarão em bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado, o governo gaúcho anunciou medidas mais restritivas a cidades que estão em zonas consideradas de alto risco de transmissão para o coronavírus. Entre elas estão a suspensão de festas de fim de ano, o incentivo a restrições de encontros familiares, fechamento de atividades em espaços públicos e limitação no horário de comércio, bares e serviços de delivery, entre outros pontos.
Em transmissão no fim da tarde desta segunda-feira, o governador Eduardo Leite enfatizou também a necessidade de colaboração da população para conter o avanço do coronavírus, que teve aceleração nas últimas semanas. De maneira a uniformizar as ações, foi suspenso o modelo de cogestão do Distanciamento Controlado, fazendo com que os municípios devam seguir as orientações do Piratini.
As medidas estarão detalhadas em um decreto a ser publicado até esta terça-feira e, a princípio, valerão por duas semanas. Após o período, serão reavaliadas. “Se a gente quebra esse ciclo agora, vai ter menos pessoas contaminadas no Natal, e poderemos ter um Natal com menos restrições”, justificou Leite.
• Medidas emergenciais:
– Reforço na campanha de comunicação
– Apoio da Brigada Militar na fiscalização dos protocolos e criação de canais específicos para denúncias de aglomeração
– Suspensão das festas e eventos de fim de ano.
– Incentivo à restrição de reuniões privadas e familiares, sugerindo um limite de até 10 pessoas, excluídas crianças e jovens de até 14 anos
• Diretrizes para bandeira vermelha
– Restrição de horário do comércio: até 20h
– Bares e restaurantes poderão funcionar até as 22h, com clientes somente sentados e com dois metros de distância entre si. Mesas poderão ter até seis pessoas e fica proibida a música ao vivo ou ambiente.
– Locais abertos poderão seguir funcionando, com controle de acesso e sem alimentação
– Vedado o funcionamento em locais fechados, como teatros, cinemas e casas de shows.
– Eventos sociais como casamentos, festas, formaturas e aniversários estão vedados
– Áreas comuns em clubes e condomínios (brinquedos, salões de festas, piscinas, quadras e churrasqueiras compartilhadas) ficam vedadas
Fonte: Correio do Povo